Guia para quem vai viajar depois do desconfinamento

Conselhos Úteis

Quer viajar depois do desconfinamento ou já tem as suas férias marcadas? Precisa retomar as viagens profissionais? Mesmo com a crise pandêmica instalada por todo o mundo, é possível fazer as malas rumo a uma escapadinha. 

No entanto, é preciso, agora mais do que nunca, estar atento a eventuais regras e restrições específicas desta altura. E, antes de se pôr a caminho, não se esqueça do Seguro de Assistência em Viagem.

 

Viajar depois do desconfinamento: guia de A a Z

Já posso viajar?

Uma das primeiras medidas tomadas pelo Governo português durante o Estado de Emergência foi o fecho de fronteiras. Medidas impostas um pouco por todo o mundo. Com o desconfinamento em prática, a mobilidade começa a voltar à normalidade. 

Desde 15 de junho de 2020 que as restrições de viagens estão a ser levantadas dentro da União Europeia, como determinação da comissão Europeia. No entanto, de forma faseada.

Da mesma forma, os restantes países europeus trabalham para a reabertura das suas fronteiras, permitindo que a atividade turística ganhe alguma força durante os meses de verão e férias. 

No entanto, ainda que o foco seja manter a saúde da economia, todo o trabalho de reabertura de fronteiras tem sido feito no sentido de garantir a segurança de todos.

 

Posso viajar de avião para qualquer destino?

Para viajar de avião podem ainda haver maiores restrições, devido à lenta retomada dos voos feitos pelas operadoras e porque ainda existem países que impedem conexões aéreas com determinados destinos.

Antes de decidir sair de viagem, informe-se sobre se o destino pretendido abriu as fronteiras com Portugal.

 

É seguro viajar de avião em tempos de pandemia?

Assim como em qualquer outra situação, quem vai viajar de avião deve ponderar e procurar equilibrar a relação entre risco e benefício/necessidade da viagem. Antes de tomar uma decisão, informe-se sobre o assunto.

Quanto à segurança dos aviões em tempos de pandemia, destaca-se uma informação importante: aeronaves estão, geralmente, equipadas com filtros High Efficiency Particulate Arrestance (HEPA), que são bastante eficientes contra a propagação de vírus e bactérias no ar. Assim, o risco de ser infectado pela Covid-19 dentro de um avião é reduzido.

As companhias aéreas estão a reforçar os trabalhos com limpeza e higienização de objetos e cabines, com pausas entre voos mais longas e que permitem a limpeza mais profunda das superfícies. 

Toda a tripulação usa luvas, além das máscaras, e os filtros de ar são trocados entre voos. As companhias têm, ainda, planos de contingência para situações onde possa haver suspeita de infeção à bordo.

 

Portugueses emigrantes podem visitar o país nas férias?

Se é Português e vive fora de fronteiras, pode fazer as suas férias no seu país natal.

De facto, os emigrantes portugueses sempre tiveram o direito de regressar ao seu país de origem, ainda durante o Estado de Emergência, por via aérea ou terrestre. As fronteiras terrestres entre Portugal e Espanha, por exemplo, estiveram bloqueadas apenas para visitas de caráter turístico.

Se a viagem tiver de ser feita por via aérea, lembre-se que deve consultar se estão autorizadas as ligações de voos entre os destinos.

Note que, se vai viajar por via terrestre, deve verificar as restrições de fronteiras dos pontos por onde a viagem vai decorrer: país de onde parte > país por onde vai passar > país de destino.

 

Onde devo consultar restrições de fronteiras?

Pode obter informação atualizada sobre as restrições de fronteiras diretamente no Portal das Comunidades ou no site da união Europeia.

 

Que cuidados devo ter em viagem?

O importante é seguir o protocolo de prevenção orientado pela Organização Mundial da Saúde: 

  • evitar ambientes fechados e aglomerados;
  • usar máscaras respiratórias em ambientes fechados;
  • manter a distância de segurança das outras pessoas (2 metros);
  • lavar regularmente as mãos com água e sabão, durante 20 segundos;
  • ter uma solução desinfetante à base de álcool sempre à mão;
  • evitar tocar na boca, nariz e olhos. 

Se vai para fora de fronteiras, também é importante estar a par das regras que regulam o desconfinamento no país de destino. As máscaras respiratórias podem, em alguns locais, ser obrigatórias também nas ruas, em espaços aberto.

Procure também informações sobre quarentenas impostas para quem viaja de Portugal. Não vai querer chegar ao ponto de destino e ficar em isolamento obrigatório.

É aconselhado que registe a sua viagem na app “Registo viajante”, que está disponível para Android ou IOS.

Não esqueça ainda de fazer o seu Seguro de Assistência em Viagem, que o vai proteger a si e a quem viaja consigo durante situações adversas. 

 

Porque fazer um Seguro de Viagem?

Porque é preciso estar atento às situações menos previsíveis que podem complicar a sua viagem.

Quando viajamos, o Seguro não cobre apenas a perda do voo, o extravio da bagagem ou a compensação por algum acidente. O seu objetivo é, também, proteger o Segurado em situação de doença ou hospitalização. (consulte sempre as coberturas e exclusões aplicáveis antes de comprar qualquer seguro).

Porque a sua saúde e a saúde da sua família importam, mesmo quando estão longe de casa.

 

Fonte (consultada a 14 de julho de 2020): Medidas para viajar, Saldo Positivo, Prevenção dos Viajantes, Serviço Nacional de Saúde.

 

É importante ter em conta que esta informação é apenas de caráter geral. Não constitui conselho pessoal ou recomendação para nenhuma pessoa ou empresa sobre nenhum produto ou serviço. Consulte a documentação da apólice para conhecer as condições da cobertura.