Como cancelar uma viagem sem perder dinheiro
Conselhos Úteis
Por muito que não queira, e sobretudo quando são férias, às vezes tem mesmo de cancelar uma viagem. Saiba o que fazer para minimizar os prejuízos.
Ao marcar um voo, e sobretudo quando se tratam de férias ou de visitas à família, ninguém deseja ter de cancelar uma viagem.
Geralmente as datas são pensadas ao pormenor e tudo é preparado para que, naquele determinado dia, esteja a embarcar rumo a um destino de férias, a uma escapadinha de fim de semana ou a casa dos seus entes queridos.
Ainda assim, os imprevistos acontecem e, por muita vontade que tenha em seguir para o seu destino, por vezes há situações de força maior que obrigam mesmo ao cancelamento da viagem.
Além de ter de lidar com os imprevistos que obrigaram a esta mudança de planos, tem ainda de pensar no que fazer para não perder dinheiro ao cancelar a viagem.
E a verdade é que o mais provável é que perca mesmo, a não ser que tenha alguns cuidados.
Dicas para não perder dinheiro ao cancelar uma viagem
A legislação é bastante clara ao determinar que a reserva é vinculativa. Ou seja, está a assumir um compromisso e será responsabilizado em caso de cancelamento. Existem obviamente exceções, mas o princípio é mesmo este, quer a viagem seja comprada online, quer ao balcão de uma agência de viagens.
Depois de ter dado o seu acordo – através da confirmação de compra, assinatura ou pagamento do sinal ou da totalidade – é como se tivesse assinado um contrato.
No entanto, e contrariamente ao que acontece com outras compras, as viagens não beneficiam de um período de arrependimento, ou sejam não dispõe de 14 dias para fazer a anulação gratuita da reserva.
A boa notícia é que nem todas as companhias aéreas cobram pelo cancelamento de viagem e por isso, antes de fazer a reserva, tente perceber qual é a política da empresa de aviação no que respeita a cancelamentos.
Geralmente, os consumidores optam pelo voo mais barato. No entanto, por vezes compensa pagar um pouco mais, já que a opção mais cara pode permitir o reembolso do valor do bilhete em caso de cancelamento da viagem.
Outras vezes, tudo vai depender da antecedência com que faz o cancelamento.
Assim, o melhor será começar por ver quais são as condições do bilhete que vai adquirir e se está contemplada a possibilidade de cancelar a viagem sem perder dinheiro.
É que, mesmo dentro da própria companhia aérea, há diferentes políticas para cancelamentos dependendo da tarifa ou do percurso.
Outras vezes, tudo pode depender da forma como cancela: se o fizer online não tem custos, mas se, por exemplo, tratar do assunto telefonicamente já poderá ter de pagar uma taxa.
A importância de ter seguro
Ao reservar a sua viagem, pondere seriamente fazer um seguro de cancelamento de viagem, garantindo, assim, que não perde dinheiro no caso de ter de desistir dos seus planos.
O seguro Prevenção em Viagem da Chubb assegura o pagamento de indemnização em caso de acidente, assim como os custos não reembolsáveis por cancelamento de uma viagem.
Estão igualmente cobertos imprevistos tais como o atraso da viagem, a desistência da viagem ou a perda do seu voo.
Este seguro cobre as despesas decorrentes de um cancelamento ou interrupção de viagem por um motivo justificado, desde que este não conste das exclusões referidas na apólice.
Assim, será compensado caso algum motivo de força maior o obrigue a cancelar uma viagem marcada ou a interromper uma já iniciada.
Condições e coberturas
As coberturas abrangem situações de âmbito clínico, que o possam afetar a si ou aos seus acompanhantes de viagem, um familiar direto, um colega de trabalho ou um familiar direto do seu acompanhante, e que o impeçam de viajar. Entre as principais coberturas estão:
- Falecimento
- Lesão grave
- Doença repentina
- Recomendação médica para não viajar
- Ocorrência de danos graves na propriedade ou local de trabalho do segurado ou acompanhante, que exijam a sua presença urgente
- Convocação inesperada para cumprir serviço militar
- Despedimento involuntário do segurado ou do seu acompanhante, como consequência do encerramento total ou parcial da empresa onde trabalhe.
Este seguro não cobre eventuais taxas cobradas pelo aeroporto ou por autoridades e também não se aplica a viagens de negócios.
Aplicável em todas as viagens, excluindo Cuba, este seguro tem início na data de reserva da sua viagem ou na data efetiva indicada no certificado de seguro.
A cobertura termina logo após a data de termo indicada na apólice ou imediatamente na data em que a viagem for cancelada ou interrompida, dependendo do que ocorrer primeiro.
As restantes coberturas têm início no momento em que inicia a sua viagem mantendo os seus efeitos até ao seu regresso / fim da viagem ou a data indicada no certificado de seguro.
É importante ter em conta que esta informação é apenas de caráter geral. Não constitui conselho pessoal ou recomendação para nenhuma pessoa ou empresa sobre nenhum produto ou serviço. Consulte a documentação da apólice para conhecer as condições da cobertura.